Trabalho remoto: a missão [Toptal]
A Toptal é uma das maiores empresas de fornecimento de mão-de-obra de freelancers no mundo. O trabalho de tais profissionais já era remoto antes da pandemia do Coronavírus e agora sua atividade ficou ainda mais relevante. Aproveitando a onda, liberaram um material orientando sobre trabalho remoto. Ele se divide em 6 seções:
Parte 1: “Pessoas: Construindo e Sustentando uma Equipe Remota Forte” descreve o trabalho de recursos humanos de uma empresa distribuída, desde o recrutamento, a contratação e a integração até o estabelecimento de metas, orientação e desenvolvimento de carreira.
Parte 2: “Cultura: Criando uma Cultura Baseada em Valores” explora as técnicas necessárias para construir e sustentar uma cultura forte em um ambiente remoto.
Parte 3: “Produtividade: o caminho para o trabalho remoto eficaz” responde a perguntas importantes sobre como realizar o trabalho em casa, realizar reuniões significativas e permitir o autogerenciamento por meio de métricas.
Parte 4: "Segurança e suporte: mantendo a segurança e fazendo a TI funcionar" aborda a perspectiva de Toptal sobre segurança e suporte de TI para equipes remotas.
Parte 5: “Ferramentas: Software para um local de trabalho assíncrono e organizado” fornece detalhes e exemplos das melhores ferramentas diárias a serem usadas e como tirar o máximo proveito delas ao trabalhar remotamente.
Parte 6: “Problemas comuns: antecipando as armadilhas ao trabalhar remotamente” explora como antecipar e evitar possíveis dificuldades para organizações e trabalhadores remotos.
O material é bastante completo e, para quem está atrás de mais informações sobre como se virar no meio deste período de exceção, vale a pena dar uma olhada.