Ressuscitei meu NetVibes, que viagem
NetVibes é um agregador de conteúdos RSS. A sigla em inglês significa "organização realmente simples" ou "resumo rico do site". Em essência, o RSS reúne arquivos de texto simples com informações básicas atualizadas, como notícias e artigos. Esse conteúdo é conectado por leitores de feeds, como o NetVibes, e você pode ler os conteúdos por lá ou acessar os blogs sempre que visualizar as novidades. Eu lembrei disso tudo, porque, ao criar meu blog, um amigo me pediu o endereço RSS. Fazia tempo que eu não ouvia falar nessa tecnologia e tinha esquecido que tinha uma conta no NetVibes.
Hoje, eu resgatei essa conta e lembrei que eu tinha 27 abas temáticas, entre as quais reunia 352 blogs/sites que eu acompanhava à época. É claro que eu não seguia todos com a mesma intensidade e essa quantidade absurda refletia em parte meu costume acumulador de conteúdo. Mas é meio assustador de qualquer forma. Eu tinha desde abas de “Publicidade Internacional” até uma aba chamada “Papel”, onde eu reunia 2 blogs de origami. Moda, Design, Música, Arte, Internet… não faltavam categorias à minha obsessão por conteúdo. A aba com mais contas era a de Publicidade Internacional, com 45.
Ao mesmo tempo em que me assusto, lembro de um tempo em que eu mesmo fazia a curadoria dos conteúdos que consumia, sem terceirizar isso às mídias sociais. Talvez, retome essa prática, por uma questão de autonomia e sanidade mental. Provavelmente, sem a mesma quantidade de conteúdos (quem lê tanta notícia?).
Mark Frigell, que ilustra esse post, é um cara descolado. Seu site é divertido e sua arte é estranhamente divertida também. O acumulador (Hoarder) é parte da sua série “Paraíso Fermentado”. E foi um acumulador que me senti ao lembrar de meu passado cheio de fontes de conteúdo.