A capacidade de mudar de uma empresa e seu lugar no mundo
A Bain & Company escreveu um artigo importante sobre a relação entre a capacidade de se reinventar de uma empresa e sua resiliência frente ao mundo moderno. Eles destacam 9 elementos, divididos em "liderando a mudança", "formando times para a mudança" e "organizando-se para a mudança", que impactam no que chamam de "Poder de Mudança" de uma empresa.
No tópico de times, coreografia é um tema que me chamou atenção:
"A mudança requer planejamento e execução. Antes eles eram sequenciais - planeje primeiro, execute depois. Mas, em um ambiente dinâmico, as empresas devem conseguir se movimentar com rapidez e frequência. À medida que novas informações entram em foco, algumas mudanças devem ser aceleradas e outras interrompidas ou atrasadas. Os líderes de mudança revisitam seus planos com frequência e não têm medo de reorganizar o baralho."
Segundo eles, empresas que têm mais capacidade de mudanca são aquelas que mais tendem a prosperar. Mudanças não são fáceis, pois envolvem capacidade de decisão, desapego e resistência a erros. E essa pode ser a grande diferença entre se manter vivo ou fechar.
O artigo aqui.