Blog

Welcome, take a seat.

The Book of Delights

Portrait of Pascal, 2020, Andy Denzler.

Portrait of Pascal, 2020, Andy Denzler.

Eu cheguei ao livro The Book of Delights por uma dica do Brainpickings, que há tempos eu não visitava. Estava atrás de gastar créditos acumulados no Audible.

É um livro bastante agradável, com ensaios sobre os diversos prazeres identificados pelo autor ao longo de um ano. A simplicidade de textos escritos diariamente (a meta era um por dia) se soma à veia poética do autor e, em diversos casos, encontra um significa ao final dos ensaios. Outras vezes, algo divertido ou curioso é utilizado como fechamento. O seu exercício de escrita pareceu bem divertido e significativo e agora vou atrás de seus poemas para ver o que acho. Também fiquei com vontade de escrever algo como ele fez, muito em razão desse meu desejo de registrar meus pensamentos e visões (que foi meu principal incentivo para construir meu site).

O trecho que mais me tocou do livro foi este:

What if we joined our sorrows, I’m saying. I’m saying: What if that is joy?

Eu gosto tanto do conceito da alegria como fruto da partilha da tristeza quanto da proposição deste conceito como dúvida, uma questão a ser considerada. Eu mesmo conto muito com o “talvez” em minhas reflexões e textos. A incerteza me parece ser a forma mais educada e convidativa de proposição.

Ross cita muitos casos de sua vida, é um bom contador de histórias. E muitas vezes me enxerguei em suas histórias. Talvez seja isso que o torna bom.

Neste vídeo, Ross Gay lê dois ensaios e é possível ter uma amostra de sua personalidade expansiva e alegre.

Há outros vídeos de Ross. Recomendo.


Eu costumo registrar os livros que leio na mídia social GoodReads. Aqui a crítica original que fiz do livro por lá.