Podcast | This is not a Drake podcast
O título desse podcast por si só já valeria uma olhada. E foi isso que me fez ouvir o primeiro episódio. O apresentador, Ty Harper, é um integrante da cena de hip-hop de Toronto (é, existe uma) há décadas. Inclusive, ele liderou por anos um programa sobre o gênero no início dos anos 2000.
Ao ser convidado pela CBC (Canadian Broadcasting Company) para criar um podcast sobre a carreira do rapper Drake — talvez o artista de mais destaque mundial que a cidade de Toronto já produziu —, Ty se recusou a falar apenas do músico. Fez uma contra-proposta para falar sobre a evolução da cena de hip-hop em Toronto. Eu, como provavelmente a maioria das pessoas, desconhecia essa cena. Mas estou achando muito divertido e informativo acompanhar a história.
Além disso, uma das coisas que eu mais gosto em podcasts de música é conhecer novos artistas. E esse tem várias recomendações já no primeiro episódio, como a Graham Central Station, liderada por Larry Graham, que é tio do Drake. O programa também aborda questões de inclusão social, dificuldades de interação cultural e adaptação entre grupos distintos.
O tema do episódio 2 são as mix tapes gravadas por rappers por volta dos anos 2000 como forma de divulgar seus trabalhos. Mas, entre idas e vindas, Drake começa a ganhar destaque mesmo ao divulgar seu trabalho gratuitamente pela internet. Você pode ouvir aqui.